A câimbra, ou espasmo muscular, é uma contração súbita, intensa, persistente e dolorosa dos músculos que pode durar de alguns segundos até vários minutos. Ocorrem em aproximadamente 95% das pessoas ao longo da vida; são mais comuns em adultos, se tornam mais frequentes na velhice e acometem qualquer músculo de controle voluntário.
Câimbras quase sempre acometendo membros inferiores, estão presentes em cerca de 50% das pessoas com idade superior a 50 anos. Ocorrem geralmente no pé, coxa ou panturrilha.
As causas mais frequentes das câimbras são:
Atividade física intensa;
Desidratação (principalmente em idosos e com o uso de diuréticos);
Alterações hidroeletrolíticas, principalmente perda de cálcio, magnésio ou potássio;
Gravidez devido ao ganho de peso adicional;
Fratura óssea (contração dos músculos ao redor da lesão);
Alterações metabólicas como as que ocorrem no diabetes, no hipotireoidismo, no alcoolismo e na hipoglicemia;
Doenças neurológicas, como na doença de Parkinson ou nas miopatias;
Insuficiência venosa dos membros inferiores como nas varizes.
Longos períodos de inatividade em posição inadequada;
Alterações estruturais, como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho);
Hemodiálise;
Cirrose hepática;
Obesidade;
Deficiência de vitaminas B1, B5 e B6.
Anemia;
Aterosclerose;
Medicamentos: diuréticos, Donepezila (para Alzheimer), Neostigmina (para miastenia gravis), Raloxifeno (antineoplásico). Nifedipina (para hipertensão); Salbutamol (para asma), Clofibrato e lovastatina (para dislipidemia)
Como evitar câimbras?
Para evitar as câimbras noturnas deve-se fazer alongamentos por 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Outra opção é praticar bicicleta ergométrica por alguns minutos antes de dormir. Deixar o lençol solto, sem prendê-lo na cama também ajuda porque isso mantém os pés livres evitando a flexão ou extensão dos pés.
De modo geral, para se evitar as câimbras recomenda-se realizar alongamentos antes e após exercícios, principalmente para os indivíduos sedentários e fazer uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação elimina o excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras. Evitar o excesso de álcool e cafeína, pois ambas são substâncias diuréticas, que favorecem a desidratação. O uso de água tônica por possuir pequenas quantidades de quinina pode prevenir câimbras.
Quer ler mais posts como este? Entre no Blog do Dr. Ubiali
Comments