top of page

Como evitar o estresse?

Atualizado: 9 de dez. de 2019

No meu consultório, sempre recebo pessoas que estão sob pressão, seja no trabalho, no âmbito familiar ou nos seus relacionamentos sociais. Essa pressão vem da ansiedade generalizada da nossa atual civilização.

Vivemos na era da pós-informatização, dos potentes computadores de bolso travestidos de celulares, dos youtubers e das múltiplas informações. Recebemos as notícias do mundo todo que entram em nossa casa no exato momento em que acontecem e sempre filtradas por uma experiência atávica de valorizar o negativo, o que é ruim e ameaçador. O fato é que, por isso tudo, estamos sempre ansiosos e buscamos freneticamente o que nos dê segurança ou felicidade.


Sabemos, no nosso inconsciente, que toda sensação de segurança é relativa, uma vez que a “sombra” da nossa morte paira sobre as nossas cabeças e não podemos garantir estarmos vivos nem mesmo no momento seguinte, entretanto, nos comportamos como se fôssemos imortais e como se pudéssemos mudar o mundo - que nos ignora.


Na busca incessante da felicidade ainda cometemos um erro terrível: vivemos sempre para o futuro onde pensamos que seremos felizes. Trazemos para o presente as emoções do passado e as projetamos no futuro, o que nos faz esquecer o óbvio de que somente podemos viver no presente



Para você que quer ser feliz e viver sem estresse, viva o aqui e o agora. O passado é história. Nada que faça vai mudá-lo. Trazer emoções do passado para o presente não nos ajuda e somente nos traz angústia e nos imobiliza.




Reviver emoções felizes do passado nos dão sentimentos de infelicidade quando comparadas com a realidade do presente especialmente por não sabermos se irão se repetir. Reviver as emoções ruins e erradas do passado, além de reviver o sofrimento, não nos permite consertá-las ou corrigi-las. Nada que façamos no presente mudará o que aconteceu no passado.


Por outro lado, ver os erros do passado sem as emoções a eles vinculadas é uma vantagem: se situação semelhante acontecer no presente (ou futuro), você provavelmente tomará outra atitude, já que o tempo sempre gera uma mudança em cada um de nós; você mudou e agora conta com mais recursos emocionais para resolver questões semelhantes. Um fator relevante na análise do passado é que muitas coisas que foram consideradas erradas podem não o ser no presente e, outras que eram consideradas certas em outras épocas podem ser erradas agora.


Se quisermos evitar uma vida de muito estresse, devemos vivê-la no aqui e no agora. Quem vive do passado perde o “presente” e quem vive o futuro “não vive”, pois, o futuro ainda não aconteceu e não pode ainda ser vivido.


Quer ler mais posts como este? Entre no Blog do Dr. Ubiali

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pai Nosso

bottom of page