top of page

Quais as causas da depressão?

Atualizado: 9 de dez. de 2019

Como médico neurologista que sou, sempre recebi em meu consultório pacientes com depressão e percebia que as pessoas reagiam diferentemente a cada medicação antidepressiva prescrita. Busquei me atualizar, mas naquele tempo, 40 anos atrás, pouco ou nada se sabia da depressão, a não ser seus fatores psicológicos e sociais desencadeantes. Acurei minhas observações, comecei a distinguir os vários tipos de depressão existentes e percebi que um fator biológico relacionado a transmissão genética familiar estava presente e era determinante.


Comecei então a tratar meus pacientes segundo os protocolos existentes, mas explicando a eles que, depressão é uma doença orgânica, provavelmente multigênica, e que o tratamento deveria se fundamentar em medicamentos. Ressaltava que o suporte psicoterápico e social era importante, mas que o fundamental, como em outras doenças biológicas, era a terapia medicamentosa, às vezes por vários anos.


Acrescentava a eles explicações da biologia cerebral com ilustrações em slides, destacando o papel das sinapses e dos neurotransmissores na depressão. Sempre lhes expliquei que era fundamental a compreensão do fator biológico existente, da mesma forma que na diabetes e na hipertensão, ou seja, que a depressão não dependia da pessoa e que não eram situações isoladas de perdas materiais ou afetivas, estresse ou luto a causa da depressão. Estes fatores poderiam estar presentes e desencadear as crises depressivas.


O sucesso dessa conduta foi enorme e hoje fico feliz de saber que as últimas pesquisas confirmam o meu entendimento inicial sobre a importância fundamental do fator biológico e da necessidade imperativa do uso de medicação. Os novos conhecimentos finalmente deram base para combater os “amigos bem-intencionados” que sempre atrapalharam os tratamentos dizendo que “a pessoa deprimida não precisava de remédio, bastando apenas a mudança de atitude ou da intensificação da religiosidade”. Serviu também para aqueles pacientes ou seus amigos que diziam ser os medicamentos “muito fortes”, por isso paravam ou sugeriam a parada da medicação. Felizmente os avanços das neurociências esclareceram essas dúvidas.


Quer ver mais posts sobre Depressão? Entre no Blog do Dr. Ubiali

1.226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page