Meu filho tem Síndrome de Down, devo colocá-lo na escola especial?
- Dr. Ubiali

- 25 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2019
A escola especial sempre foi um bom lugar para atender as necessidades de uma criança com Síndrome de Down. Ela tem um curriculum individualizado, metas estabelecidas no curto, médio e longo prazo e frequentes avaliações para readequação do processo pedagógico se as metas não forem atingidas.

Outro fator que pesa para a indicação de uma boa escola especial é por terem salas com menor número de alunos e corpo técnico especializado e experiente para acompanhar essas crianças, facilitando o controle de suas frequentes intercorrências, como o hipotireoidismo, o ganho de peso, o pouco desenvolvimento dos ossos da base do crânio e, quando necessário, o atendimento fisioterápico. Considero importante que, além desses fatores, estar entre seus iguais, leva o aluno a se sentir mais seguro e tranquilo naquele ambiente.
No Brasil, diferente de outros países de onde importamos a ideia da inclusão total, nossas escolas especiais são diurnas, às vezes em meio período, permitindo que o aluno faça naturalmente seu relacionamento com a família e outras crianças no ambiente fora da escola.
Devido ao programa de inclusão do governo algumas escolas regulares brasileiras (não especiais) já têm professores especializados, mas lhes falta ainda o curriculum individualizado e o suporte de saúde.
Em resumo penso que a escola especial ainda tem um papel relevante na educação das crianças com Síndrome de Down e os pais devem avaliar, individualmente, dentre os recursos das escolas de sua região, qual é melhor para o seu filho.
Quer ler mais posts como este? Entre no Blog do Dr. Ubiali

Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.
Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor…